O espaço AT | AL | 609 – lugar de investigações artísticas, organiza Programas de Residência Artística como atividades que buscam aproximar a produção e a reflexão da arte atual através de  intercâmbios culturais locais e internacionais.

Em 2010, por ocasião da reabertura do espaço em sua nova configuração contamos com a participação do residente Jorge Schneider, representante do Lugar a Dudas (Cali, Colômbia); em 2011 a participação de Gabriela Alonso e Nelda Ramos (Buenos Aires, Argentina) Projeto Confluências.

No ano de 2012, participou do Programa no Projeto Ações Convergentes a artista residente Neryth Yamile Manrique Mendoza (Bucaramanga, Colômbia)  com a exposição “Violências Invisíveis”, o workshop “Partituras da Memória” e ainda a a Conversa/Debate “Como Pensar Performance” juntamente com o artista José Roberto Sechi de Rio Claro, São Paulo.

Este ano,2013, participou do Programa de Residências a artista colombiana Andrea Rey, que desenvolveu a obra “Puntada Regresiva”, para o Projeto ‘VOA LEO’ – Exposição Coletiva de Arte Contemporânea com ênfase na obra do artista José Leonilson.

Jorge Schneider  – Colômbia (Projeto Confluências, 2011)

Residência artística de Neryth Yamile Manrique Mendoza – Colômbia (Projeto Ações Convergentes, 2012)

Residência artística de Gabriela Alonso – Argentina (Projeto Confluências, 2011)

Residência artística de Nelda Ramos – Argentina (Projeto Confluências, 2011)

As residências artísticas podem ter duração variada, de acordo com o projeto que o artista irá desenvolver. O espaço AT AL 609 oferece hospedagem, suporte para a elaboração e construção dos trabalhos, divulgação e registro dos mesmos e todas as atividades são criadas a partir de uma parceria entre artistas e o espaço de acordo com a agenda disponível.

Dentro das atividades de residência e contrapartida os artistas podem oferecer atividades de formação e difusão (oficinas, workshops e palestras), apresentação de performances, exposição do trabalho coletivo ou individual e/ou atividades no espaço público da cidade.

Para mais informações entrar em contato pelo email: lugardeinvestigacoes@gmail.com ou pelo www.facebook.com/609atal/

No Programa de Residência Artística desde a primeira edição em 2010, até hoje, já participaram artistas artistas da Argentina, Chile, Venezuela, México, Uruguai, Cuba, Equador, El Salvador, Irlanda, Taiwan, Alemanha, Polônia, Peru/Estados Unidos e Canadá.