EXPOSIÇÕES ANTERIORES

19 AGO-16 SET | MULHERES A CAMINHO

Exposição de Artes Visuais e Performance Mulheres a Caminho  

 mulheres a caminho FACE-16

 

No mês de agosto na cidade de Campinas, São Paulo, acontecerá a Exposição de Artes Visuais e Performance MULHERES A CAMINHO, no espaço independente AT|AL|609 lugar de investigações artísticas que  traça como uma de suas principais características a participação ativa de mulheres Latino Americanas dedicadas à arte contemporânea e a performance, sua investigação e processo. A exposição ​“Mulheres a Caminho” nos convida a reflexão, discussão e análise da presença das mulheres na cultura Latino Americana, também nos possibilita fazer um mapeamento que permite visibilizar urgências sociais não somente entre artistas, mas com o público em geral sobre as realidades que as mulheres enfrentam atualmente em nossos contextos Latino Americanos. A curadoria do projeto foi feita pelo Fausto Gracia (México) e Cecilia Stelini (Brasil).

As artistas que participam são: as artistas internacional Gabriela Alonso (Argentina) e Elvira Santamaría (México); as artistas brasileiras são Rosana Paulino, Cecilia Stelini, Cacau Torres, Paula Monterrey, Luana Veiga, Monica Lopes, Gilmara Oliveira, Rose Boaretto e Rubiane Maia.

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2017, das 18 as 22 horas, será oferecido um workshop de performance “Las Huellas de la Memoria un Territorio Habitado”, ministrado pelo artista Gabriela Alonso (Argentina).

Dentro das atividades, no dia 16 de agosto de 2017, será feita uma apresentação de portfólio das artistas na Universidade (Unicamp) e um diálogo aberto ao público para discutir a importância da presença das mulheres dentro da cultura latino-americana.

Nos dias 17 de agosto e 18 de agosto, serão feitas 8 ações performáticas ao vivo, todos no espaço público, efetuadas em diferentes pontos do centro da cidade de Campinas.

A abertura da exposição no dia sábado 19 de agosto, começa as 18 horas com a conversa “Conexões entre gênero, memória e etnia na construção de uma poética visual” com a artista Rosana Paulino e a mostra de registro e vídeo do Festival Mujeres en Ruta, México 2015 . As artistas que participaram presencialmente criaram obras e instalação colectiva com os vestígios das ações que executarão no centro da cidade de Campinas. A exposição ficará em cartaz até dia 16 de setembro no espaço independente AT|AL|609 lugar de investigações artísticas, na rua Antonio Lapa 609 | Cambuí | Campinas, SP.

Mulheres a Caminho

A exposição faz parte do projeto Espaço Independente de Investigações Artísticas do ProacSP 17/2016, com apoio Amaô Gastronomia, Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural e SAE Ação Cultural da Unicamp, SBU|Biblioteca Central César Lattes, Bola da Madre Unidade Cambuí, Ateliê AP06.

O espaço fica aberto de segunda a sexta das 15 às 19 horas, para agendamento de escolas e visitação em outros dias e horários sob agendamento por email: lu

gardeinvestigacoes@gmail.com | Todas as atividades são voltados ao público em geral e com entrada gratuita. ​Programação completa: www.mulheresacaminho.wixsite.com/exposicao | Saiba mais sobre a exposição no evento do Facebook:  https://www.facebook.com/events/824809897686016  | Nosso site : www.at-at-609.art.br | Nossa página no Facebook: www.facebook.com/609atal

Curadoria: Fausto Gracia e Cecilia Stelini; Design e divulgação: Yanet Batista ; Produção: Fausto Gracia, Caio Gusmão Ferrer, Camilla Torres; Criação do site: Caio Gusmão Ferrer.
metaxy-02filipeta

22 JUN | METAXY | Augusto Meneghin

Exposição Individual | Metaxy de Augusto Meneghin 
 

Nesta quinta feira, 22 de junho às 19 horas abertura da primeira exposição individual METAXY do artista e poeta Augusto Meneghin no AT|AL|609 lugar de investigações artísticas, rua antonio lapa 609 cambuí, com atividades aberta ao público e gratuitas. A exposição é composta de uma seleção de pinturas e desenhos realizados nos últimos cinco anos. As obras retratam a confluência de mundos conhecidos com o sonho e o devaneio. A utilização da cor como símbolo, a incorporação do acidente e do acaso nas composições, bem como a alta diluição das tintas misturadas a áreas mais opacas, trazem uma atmosfera de espontaneidade e expressividade aos trabalhos. O resultado são lugares e figuras que pairam entre o real e o imaginário, dotados de alto valor simbólico.

Dentro da programação no dia 1º de julho, será realizada uma conversa aberta ao público, às 19 horas sobre pintura e imaginação material.

metaxy-01 facebook

O artista nasceu na cidade de Araras, interior de São Paulo, vindo a graduar-se em Artes Visuais pela Puc-Campinas e publicou dois livros de poesia pela Editora Urutau. Atualmente dedica-se exclusivamente à pintura e à escrita, tendo participado de diversas exposições coletivas.

A exposição estará em cartaz até 22.07 de segunda a sexta das 15h às 19h, aos sábados sob agendamento através do email: lugardeinvestigacoes@gmail.com

www.at-al-609.art.br

capa de face ignacio perez-02

2-13 JUN | NOW OR NEVER | Ignácio Pérez Pérez

Residência Artística Internacional | Ignácio Pérez Pérez | ATAL 609 Campinas

O próximo programa de residência do espaço ATAL609 lugar de investigações artísticas receberá o artista Ignácio Pérez Pérez venezuelano,  que vive na Finlândia, para o compartilhamento em diversos interesses em torno a arte da performance, caminhar como uma prática artística, meditação e sua relação com a criatividade. O projeto de residência NOW OR NEVER |Agora ou Nunca  terá abertura na sexta 02.06 às 19 horas e seu encerramento no dia 13.06 terça-feira às 19 horas, com uma ação performática. Também será oferecido o workshop THE LONGEST JOURNEY | a mais longa jornada, de arte de performance bípede acontece nos dias 09.06 na sexta às 07pm-10pm, no dia 10.06 sábado e 11.06 domingo às 12pm-03pm, aberto ao público interessados em práticas artísticas relacionadas ao caminhar e a performance.

capa de face ignacio perez-02.jpg

O artista internacional trabalha com artes visuais e de performance, seu trabalho tem lugar sobretudo no espaço público como uma exploração de interstícios, paradoxos e incertezas da realidade.Também com Aidana Rico e Amira Tremont fundou o Performancelogía, projeto de arquivamento e divulgação da arte de performance, também co-fundou o Perfolink plataforma Latina Americana de Performance. Mas o projeto coletivo que destaca-se é o Global Performance Art Walks, de 2009, de estudo e exploração de performances feitas a pé. O principal interesse do artista é “explorar várias formas de criação artística, através de várias práticas, como a arte da performance, fotografia de rua, poesia escrita, arte caminhada, investigando noções de corpo / tempo / espaço / document / outra em uma longa viagem a pé de criação coletiva, colaboração à distância, networking, arquivamento”.

O artista por meio do apoio do ATAL609 e ProacSP estará circulando pelo Brasil, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

mais informações: https://www.facebook.com/events/1208597349266936/?active_tab=about

mais sobre o artista: http://performancewalking.net/

mais sobre o ATAL609: www.at-al-609.art.br

O espaço permanece aberto: de terça à sexta, das 15h às 19h. Sábado, das 10h às 13h. Localizado na rua Antônio Lapa, 609 Campinas – SP

Sobre a Residência:

Ignacio Pérez Pérez | Performance artist 24/7 – Live biped art since 1984 | Venezuela / Finland

www.performancewalking.net

THE LONGEST JOURNEY O VIAGEM MAIS LONGO

Workshop de arte de performance bípedo
09, 10 e 11 de Junho, 2017
“The longest journey / is arriving / at the place / where you are”
-Moshe Benarroch

Durante minha residência no AT | AL | 609 – lugar de Investigações Artística, eu convido você a compartilhar comigo diversos interesses em torno a arte da performance, caminhar como uma prática artística, meditação e sua relação com a criatividade.

Durante 3 dias, 3 sessões, 3 horas cada sessão, nós deambularemos os seguintes tópicos:

Sessão 1, 9 de junho, 07:00-22:00: Explorar o caminhar como prática artística. A vadiagem como uma reinvenção do mundo. A viagem a pé como engenharia reversa do corpo e da mente. Algumas práticas ao redor da deriva Situacionista e walking meditation. As linhas de vida como mapeamento invisível. Caminhar para curar o medo do outro. Street photography. No turismo. Ser migrante e como apagar todas as fronteiras. Inclui passeio urbano.

Sessão 2, 10 de junho, 12:00-3:00: Explorar o Arte da Performance. imagens vivas, atos para quebrar o tempo e espaço, para aprender a morrer. O corpo como uma ponte da mente. Sujeito /objeto? = Quebra o copo! Poesía do acontecimento. Colagem vivo. Haiku de carne e osso.

Sessão 3, 11 de junho, 12:00-3:00: Explorar a quietude, a fina arte de não fazer nada. A viagem imóvel. Greve Internacional de Arte de Performance. Meditação como arte. Como deixar de ser um artista e começar a ser não-artista. Allan Kaprow, Robert Filliou e Siddharta Gautama.

(espanhol)

 Durante mi residencia en AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas, te invito a compartir conmigo diversos intereses alrededor del arte de performance, el caminar como práctica artística, la meditación y su relación con la creatividad.

Durante 3 días, 3 sesiones, 3 horas cada sesión, deambularemos los siguientes tópicos:

Sesión 1, 09 de Junio, 07pm-10pm: Exploraremos el Caminar como práctica artística. El vagabundeo como reinvención del mundo. El viaje a pie como ingeniería inversa del cuerpo y la mente. Algunas prácticas alrededor de la deriva situacionista y el walking meditation. Las líneas de la vida como cartografía invisible. Caminar para curar el miedo al otro. Street photography. No turismo. Ser migrante y cómo borrar todas las fronteras. Incluye paseo urbano.

Sesión 2, 10 de Junio, 12pm-03pm: Exploraremos el Arte de Performance. Imágenes vivas, actos para romper el tiempo y el espacio, para aprender a morir. El cuerpo como puente de la mente. Sujeto/objeto? = rompe el vaso! Poesía de acontecimiento. Collage vivo. Haiku de carne y hueso.

Sesión 3, 11 de Junio, 12pm-03pm: Exploraremos la quietud, el fino arte de no hacer nada. El viaje inmóvil. Huelga Internacional de Arte de Performance. Meditación como arte. Cómo dejar de ser artista y comenzar a ser no-artista. Allan Kaprow, Robert Filliou y Siddharta Gautama.

 

18194666_1892373931051156_5799994931284439085_n

11 MAI | HYMNOS | Ernesto Bonato

O espaço AT AL 609 recebe a exposição HYMNOS de Ernesto Bonato  

18194666_1892373931051156_5799994931284439085_n

O espaço independente AT|AL|609 lugar de investigações artísticas na sexta-feira, dia 11 de maio às 19 horas, terá a abertura da exposição HYMNOS  do artista Ernesto Bonato. O artista nesta exposição dá continuidade a sua investigação sobre a fotografia, desenho, gravura e vídeo, ao estabelecer uma certa narrativa do ser a partir de complementaridades como a água e o fogo, contemplação e gesto, velhice e infância, luz e sombra. As relações simbólicas entre alguns trabalhos pertencentes à diferentes séries produzidas pelo artista nos últimos 25 anos, incluindo a mais recente, o projeto maré.02, procuram, mais do que fazer um exercício retrospectivo, evidenciar a perenidade de determinadas questões na obra do artista, como o tempo, o ser e a consciência.

O nome da exposição faz referência ao título de um  vídeo que integra a mostra, mas não deixa de sugerir o caráter musical e invocativo da obra do artista. Durante o período da exposição haverá um encontro com o artista no dia 25 de maio, às 19 horas até as 21 horas, no espaço expositivo para conversar sobre as questões pertinentes ao trabalho. O artista Ernesto teve trabalhos apresentados em Campinas, em 2011 quando foi convidado para o Programa de Artista Residente na UNICAMP, onde permanece por um ano desenvolvendo o  Projeto Maré. Após esse período, monta seu ateliê em Campinas e transfere seu trabalho artístico, dando continuidade aos seus projetos e em 2016 expôs no MACC Campinas o trabalho Maré.02.

A exposição HYMNOS estará em cartaz até o dia 31 de maio , no AT|AL|609 localizado na rua Antônio Lapa 609 Cambuí. O espaço fica aberto de segunda a sexta das 15 às 19 horas, para agendamento de escolas e visitação em outros dias e horários sob agendamento por email: lugardeinvestigacoes@gmail.com

Todos os projetos que acontecem durante este ano tem apoio pelo PROAC 17/2016 – ESPAÇOS INDEPENDENTES VINCULADOS ÀS ARTES VISUAIS. Todas as atividades são voltados ao público em geral e com entrada gratuita.

Saiba mais sobre a exposição no evento do Facebook:

https://www.facebook.com/events/1447825531904826/

Nossa página www.at-at-609.art.br

Nossa página no Facebook: www.facebook.com/609atal

__________

 atal609 ernestobonato GIF

Abertura: 11 de maio de 2017 às 19h

De 12 à 31 de maio de 2017

Visitação: de terça à sexta, das 15h às 19h. Sábado, das 10h às 13h.

Conversa com o artista: 25 de maio, das 19h às 21h

AT I AL I 609

Rua Antônio Lapa, 609

Campinas – SP

www.at-al-609.art.br