EM CARTAZ 

13 a 30 NOV | Proposta para tempos invertidos | Lidia Leal e Marina Mayumi

Proposta Ocupação Vitrine AT|AL|609 -  Proposta para tempos invertidos

OCUPAÇÃO DA VITRINE, é um projeto de intervenção Site Specific, através de um edital aberto, para criar um trabalho em uma das vitrines da nossa fachada AT|AL|609, este projeto tem a intenção de motivar e abrir espaços para experimentação criativa de artistas de diferentes áreas, Lee)

Programação de atividades:
Início do processo: 13.11.2017
Micro Performance: 22.11.2017
Conclusão do processo e Performance: 30.11.2017

CONCEPÇÃO DO PROJETO:
Proposta para tempos invertidos surge pela tentativa de lidar com dois tempos: o do crescimento das ervas e dos corpos presentes das artistas que se encontrarão no espaço da vitrine para constituírem uma ação performática.

O primeiro tempo implica o crescimento das plantas onde estarão elas mesmas desafiadas a crescerem fora de sua lógica habitual. Assim como o artista visual Rodrigo Bueno (1) utiliza-se de galhos e plantas em objetos para tratar dos diversos tempos coexistentes entre trajetórias humanas e não humanas, nós também partiremos da relação das plantas com o espaço e o
tempo. Nossa investigação se dá na relação que as plantas irão estabelecer entre o ambiente expositivo onde estão implicadas luzes, ares, olhares, pessoas que passam na rua e pessoas de dentro da galeria. Que tipos de relações poderão surgir pelos fluxos temporais onde estão implicados simultaneamente passantes da rua e as plantas na vitrine? As plantas terão que se adaptar a uma nova condição de vida assim como os passantes terão que habituar-se a um novo olhar para a vitrine ocupada ao perceberem uma nova configuração para a disposição de corriqueiros vasos de plantas.

O segundo tempo reúne duas artistas junto às plantas cuidadas por elas mesmas durante o período de exposição. Busca-se instaurar relações que se darão entre duas artistas mulheres quando em conexão por meio da perfomance que aqui tem potência para a ativação de laços, intimidades, sororidades, linhas de cuidados estabelecidas primeiramente entre as artistas e as plantas e posteriormente entre elas mesmas ao se encontrarem para um banho ritual performático instaurando novos sentidos para vitrine que neste segundo momento será parte da interação entre os corpos das artistas, os passantes da rua e convidados. O banho é aqui pensado como um cuidado mútuo de uma com a outra e nos dá pistas sobre as micro-resistências destas mulheres em seus rituais cotidianos.


(1) Ver trabalhos de Rodrigo Bueno em: http://mataadentro.com.br/Mandinga-de-Inca

22 NOV | Asas em construção de Lucas Vega

“Asas em construção” por Lucas Vega

O espaço AT|AL|609 terá na quarta feira, 22 de novembro às 19 horas performance com Super 8 por Lucas Vega e Cecilia Stelini. Nesta mesma noite será apresentada uma ação coletiva dos participantes do workshop “O cinema Super8 e a performance artística”, que apresentou um breve panorama e contexto do que é cinema Super 8 e no suas potencialidades cinematográficas na performance artística.

O projeto “Asas em Construção” também terá uma mostra de cinema Super 8 no dia 24 de novembro, na sexta feira as 19:30 aberta ao público em geral. Para Lucas o Super 8 “é o início de algo que envolve o cinema marginal, doméstico, amador, intransigente, descompromissado. A experiência do registro e o registro enquanto performance, entrando num mundo artístico novo para mim e ainda recente para a humanidade”.

A mostra de Super 8 “Asas em Construção” faz parte do projeto Espaço Independente de Investigações Artísticas do Proac e finaliza um ano inteiro de atividades culturais do espaço independente que fica localizado na rua Antonio Lapa 609 Cambuí, em Campinas.

Abertura será em 22.11 as 19h
com performance de Lucas Vega e Cecília Stelini
Sessão Super8- dia 24.11 as 19:30h
Encerramento da exposição dia 30.11

*workshop: ” O cinema Super 8 e a performance artística”
dias 13 e 16.11 das 19h as 22h
inscrições: R$20,00 através do email lugardeinvestigacoes@gmail.com
20 vagas

O workshop “O cinema Super8 e a performance artística” ministrado por Lucas Vega consistirá em um breve panorama e contexto do que é cinema Super 8 e no explorar potencialidades dessa bitola cinematográfica na performance artística. Criaremos, coletivamente, uma performance com o uso do Super 8 e que será apresentada ao público no dia 22 de novembro, abertura da mostra ” Asas em Construção”.

ID (materiais gráficos) por Yanet Ramirez Batista

19 OUT | IDENTIDADE de Afrânio Montemurro

O artista Afrânio Montemurro abre exposição IDENTIDADE no AT|AL|609

  GIF

O espaço AT|AL|609 lugar de investigações artísticas recebe a exposição IDENTIDADE de Afrânio Montemurro com abertura dia 19 de outubro às 19h, quinta feira na Rua Antonio Lapa 609 Cambuí. A exposição IDENTIDADE parte da observação de uma cópia de seu Registro Geral (RG). Reflexões e técnicas são desdobradas em busca de uma composição de identidade. Para si e para o outro, desenhos, colagens e fotografias completam e modificam imagens colhidas do acervo pessoal do artista.

Também acontecerá no dia 9 de novembro, às 19 horas uma conversa com o artista sobre seu processo e criação de obras. Todas as atividades são gratuitas.

Afrânio é artista plástico e ceramista da cidade de Campinas, com mais de 40 anos de carreira. Referência para muitos artistas na cidade, pois sempre em suas novas obras gera impactos poéticos partir dos desdobramentos de técnicas das artes plásticas. Para esta exposição Afrânio como diz “ foi incentivado a procurar o que mostrar” e traz obras em que se utiliza das mídias digitais em composição com as plásticas. O artista também desafia-se a experimentação e na abertura irá realizar uma ação performática, também será realizado uma conversa com artista sobre seus trabalhos e trajetória.

Afrânio já participou de diversas exposições coletivas e individuais por todo o país, sendo aceito em vários dos principais salões de arte brasileiros, como a Bienal Nacional, Salão Paulista, Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Atualmente ministra aulas de cerâmica e desenvolve um projeto de oficinas de criação, onde procura passar seus conhecimentos e experiências nas artes visuais.

Imagem inline 1

IDENTIDADE – Afrânio Montemurro

Abertura 19 de outubro | quinta feira | 19 hrs

 Conversa com o artista 9 de novembro | 19 horas

Visitação: até 11 de novembro de 2017

de segunda a sexta das 15h às 19h

Aos sábados e agendamentos para grupos através do email:

lugardeinvestigacoes@gmail.com

Todas as atividades são voltados ao público em geral e com entrada gratuita.  Saiba mais sobre a exposição no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/1810466592578424/ | Nosso site : www.at-at-609.art.br | Nossa página no Facebook: www.facebook.com/609atal

29 SET | Exposição Ode à Alegria – Tranposição de Yun Shan

 Exposição Ode à Alegria – Tranposição de Yun Shan

Imagem inline 1

 O espaço de arte AT|AL|609 realizou uma série de exposições e projetos com artistas da Finlândia, Argentina, Equador  em 2017 e neste mês de setembro recebe a artista Yun Shan Lee (Taiwan)  para a exposição “Ode à Alegria-Transposição”, no dia 29 de setembro. Yun Shan Lee trabalha com cerâmica, escultura e obras públicas, também realizou seus estudos em Taiwan, na cidade de Taipei e apresentou sua obras no Canadá, Estados Unidos e Austrália.

Em sua primeira vinda a América do Sul, irá realizar no dia 29 de setembro às 19 horas uma exposição individual de instalações e objetos no espaço AT|AL|609 lugar de investigações artísticas, rua antonio lapa 609 cambuí, entrada gratuita. Nesta mesma noite a artista irá apresentar seu portifólio e trabalho realizados anteriormente.

A artista vê as artes como uma maneira de ver e dar sentido ao nosso mundo, um campo de ilimitadas possibilidades. Para ela “Ode à Alegria – Transposição” é precedido pela abertura de uma jornada no espaço, que capta momentos fugazes. Para ela o imutável compromisso de promover a arte na vida, explorar o charme da cultural local. Em “Ode à alegria- Transposição” Yun Shan Lee (Taiwan) nos convida à uma jornada no espaço, serenidade da mente. Através de momentos fugazes, considerações de ponto, linha e plano. Imutável, segundo a artista, é o compromisso de promover a arte na vida, explorar a cultura local e, a partir da aplicação de diferentes modos de interação, criar instalações como um lugar de conforto e cura.

  GIF

Ode à Alegria- Transposição

Abertura e Apresentação de Portifólio da artista

29.09 | SEXTA FEIRA | 18:30hrs

Visitação: até 11.10

de segunda a sexta das 15h as 19h

Aos sábados e os agendamentos para grupos através do email:

lugardeinvestigacoes@gmail.com

Site e sobre a artista: https://sites.google.com/site/yunshanlee33/

Todas as atividades são voltados ao público em geral e com entrada gratuita.  Saiba mais sobre a exposição no evento do Facebook:  https://www.facebook.com/events/1796311207326177 | Nosso site : www.at-at-609.art.br | Nossa página no Facebook: www.facebook.com/609atal

Imagens:

Fotografia Caio Gusmão Ferrer e Camilla Torres.

metaxy-02filipeta

22 JUN | METAXY | Augusto Meneghin

Exposição Individual | Metaxy de Augusto Meneghin 
 

Nesta quinta feira, 22 de junho às 19 horas abertura da primeira exposição individual METAXY do artista e poeta Augusto Meneghin no AT|AL|609 lugar de investigações artísticas, rua antonio lapa 609 cambuí, com atividades aberta ao público e gratuitas. A exposição é composta de uma seleção de pinturas e desenhos realizados nos últimos cinco anos. As obras retratam a confluência de mundos conhecidos com o sonho e o devaneio. A utilização da cor como símbolo, a incorporação do acidente e do acaso nas composições, bem como a alta diluição das tintas misturadas a áreas mais opacas, trazem uma atmosfera de espontaneidade e expressividade aos trabalhos. O resultado são lugares e figuras que pairam entre o real e o imaginário, dotados de alto valor simbólico.

Dentro da programação no dia 1º de julho, será realizada uma conversa aberta ao público, às 19 horas sobre pintura e imaginação material.

metaxy-01 facebook

O artista nasceu na cidade de Araras, interior de São Paulo, vindo a graduar-se em Artes Visuais pela Puc-Campinas e publicou dois livros de poesia pela Editora Urutau. Atualmente dedica-se exclusivamente à pintura e à escrita, tendo participado de diversas exposições coletivas.

A exposição estará em cartaz até 22.07 de segunda a sexta das 15h às 19h, aos sábados sob agendamento através do email: lugardeinvestigacoes@gmail.com

www.at-al-609.art.br