O espaço AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas, foi originalmente constituído em 1989 como ateliê de Cecília Stelini e desde aí oferecia cursos de Técnicas em Cerâmica e Vidro e a partir de 1996, Desenvolvimento de Processos Criativos, Linguagem Autoral e Orientação de Projetos, os quais ainda ministra, como cursos regulares, após a nova configuração do Espaço.

Desde 2010 pelo Programa de Residência Artística o espaço ofereceu diversos cursos, iniciando com os workshops oferecidos pelos artistas residentes tal como “Partituras da Memoria” ministrado por Neryth Yamile Manrique Mendoza (Colômbia) em 22 e 23 de Junho de 2012.

O artista cubano Rafael Cáceres ministrou, em 2014 como parte de sua residência,  o workshop de Cologravura no Xilomóvel – Ateliê Itinerante – Campinas e em Limeira na antiga Oficina de Cultura Carlos Gomes.

Oficinas e workshops em 2016 foram ministrados: “Diálogos a partir do corpo” com Fausto Gracia (México); “Encontro de Performance” com Dorothea Seror (Alemanha); “Perdidos na Casa” com Susana Ortiz (Colombia) esta em parceria com o Museu Cândido Ferreira/ Casa dos sonhos e Ponto de Cultura Maluco Beleza, em Campinas.

No ano de 2017 aconteceram: “The Longest Journey / A mais longa jornada” com Ignácio Pérez Pérez (Venezuela e Irlanda); “Las Huellas de la Memoria un Territorio Habitado” por Gabriela Alonso (Argentina); “Workshop: O cinema Super 8 e a performance artística” por Lucas Vega (Brasil).

Em 2018 foi realizado o workshop “Livro de artista e mimeógrafo” pelo artista João Bosco (Brasil); Curso de Performance pela Cecilia Stelini (Brasil); Workshop com a artista Sinead O’Donnell (Irlanda);

Em 2019 foi realizado o curso “A casa” com a artista Claúdia França (Brasil).

O espaço já abrigou encontros mensais de um grupo de artistas que se reuniam para pesquisar e estudar a Arte Contemporânea, e também sobre Performance, abordando assuntos pertinentes e de interesse geral.
Estamos abertos à novas propostas para cursos e workshops assim como para a participação nos cursos já existentes. Entre em contato pelo email: lugardeinvestigacoes@gmail.com