Teoria e prática para desenvolvimento da linguagem autoral.

Processo criativo que se desenvolve pela aplicação de um método teórico-prático. Através de uma conduta define-se um percurso até a conclusão do universo iconográfico particularizado. À partir de uma imagem escolhida pelo aluno a oficina se desenvolve pela pesquisa de signos contidos nesta imagem e apontados, levantando os significados e significantes numa abordagem de conceitos filosóficos, simbólicos, históricos, artísticos e aplicando os mesmos na construção prática do trabalho.A teoria e a prática se justapõem.

O projeto tem como objetivos definir uma conduta e apontar o universo iconográfico individual, a identidade particularizada do artista. Pesquisando signos encontrados em trabalhos anteriores, levantando os significados e significantes através de conceitos filosóficos, simbólicos e de referências históricas e aplicando os mesmos na construção prática de novos trabalhos em diferentes suportes para uma exposição.

É importante para o participante saber qual é o recado que ele pretende dar através do trabalho, quais os conceitos abordados, do que êle está falando. O insight criativo só se concretiza através do processo de construção da obra, seja ela uma ação performática, intervenção ou pintura, objeto escultórico, etc., seja do campo do efêmero ou perene. Não importa se o observador não entender o recado pois essa compreensão envolve as diferentes características e o repertório próprio de cada um, mas para que a obra instigue um questionamento, sensibilize enfim tenha alma é preciso que o autor defenda um discurso e defina uma conduta pela qual o trabalho se construirá.