O projeto Confluências do Pparalelo de Arte Contemporânea apresentou a exposição de Cecilia Stelini e outros três convidados

 

Além de Cecilia, apresentam projetos os artistas José Roberto Sechi (Rio Claro, Brasil), Gabriela Alonso e Nelda Ramos (Buenos Aires, Argentina).

A Série Do que não foi dito, de Cecilia Stelini, apresentou uma instalação, uma video-performance e uma performance. Nesse trabalho a artista dá continuidade à discussão conhecida em seu percurso criativo estabelecido entre as polaridades masculino/feminino e sagrado/profano campo no qual provoca tensões no interior de cada uma areas investigadasao indicar os espaços vazios encontrados nas relações afetivas.

Sechi também apresentou a obra intitulada НОША- NOCHA (fardo/carga,em russo) que se divide em duas partes: o painel no qual constrói uma “pictoperformance”; ou seja, uma proposta de ação performática criada para o suporte pintura, segundo os mesmos princípios da foto ou vídeo performance. Sua pictoperformance apresenta documentos fotográficos de performances manipulados digitalmente, recombinados, ressignificados e transformados em stencil para uso sobre telas e painéis.

A argentina Gabriela Alonso apresentou o projeto Relatos de Receitas – uma proposição que é , composta por video, fotografias e texto gerados a partir de uma ação coletiva. Essa ação é proposta por uma pessoa convidada a preparer uma refeição que segue uma receita de sua escolha. Porém a receita deve ser tradição de sua familia e deve ser compartilhada por um grupo de convidados. Uma vez aceito a proposta por parte dessa pessoa-cozinheiro-ator-autor, o trabalho desenvolve-se através do resgate das tradições familiares que se dá pela seleção das receitas feitas por mulheres que vão compondo o projeto como um todo: o acúmulo de tomadas de video com histórias de vida, costumes, recuperação da cultura familiar tradicional, etc.

Nelda Ramos, também vive e trabalha na Argentina. Ela é uma artista multidisciplinar de vasta experiência e importante percurso nas artes visuais daquele cenário, especialmente no campo da performance. Para esta exposição a artista nos traz o projeto É Cópia Fielcomposto por, ação performática, fotografias e objetos. O conceito do projeto está contido nas frases: A gaiola se tornou pássaro e Que farei com o medo (ambas deAlejandra Pizarnik ). Obrigada a realizar uma cirurgia de redução das mamas, a artista vê a mudança imposta a ela por motivo de saúde e passa a incorporar esses questionamentos como seus principais propulsores para a construção do trabalho.

 

O projeto retoma o encontro de artistas amigos ligados à projetos de performance. No ano passado, Cecilia, Sechi, Nelda e Gabriela participaram juntos do Projeto ZONADEARTENACCION 2010 – VI FESTIVAL DE ARTE ACCIÓN na cidade de Buenos Aires.

Cecilia Stelini - Do que não foi dito - 2011

José Roberto Sechi - НОША- NOCHA - 2011

Gabriela Alonso - Relatos de Receitas - 2011

Nelda Ramos - É Cópia Fiel - 2011

http://relatosderecetas.blogspot.com
http://neldaramosperformance.blogspot.com/
http://www.gabialonso.com/
http://zonadeartenaccion.blogspot.com/

 

Confluências foi destaque no site Canal Contemporâneo (confira no link abaixo)

http://www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes.php?codigo=3214