ZONADEARTENACCION é um Projeto idealizado pelas artistas Gabriela Alonso e Nelda Ramos que, de modo ininterrupto e autogerido, vem realizando esse trabalho iniciado no ano de 2005.

Sediado em Buenos Aires, as edições do Festival ZONADEARTENACCION , demonstram o interesse das curadoras em manter a essência da investigação e o intercambio em arte contemporânea, principalmente por meio da linguagem da performance e demais ações interativas. Ao longo desses anos, o crescimento nas participações de artistas do mundo todo, propiciou que se criasse um sistema de registro, documentação e base de dados que representam material importante para a investigação e pesquisas nas artes de ação.

Dentro da Argentina, o festival não tem sede fixa e desloca-se por várias instituições que disponibilizam suas instalações aos artistas. Dentre eles, destacam-se: o Instituto Universitario Nacional del Arte – IUNA, Universidad Nacional de Quilmes – UNQ, Escuela de Arte de Berisso, Espacio Amat – Reconquista en Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Espacio Giesso , Chela – Centro Hipermediático Experimental Latinoamericano, La Asociación de artistas visuales de Florencio Varela, Casa de la Cultura de Florencio Varela, Emba – Escuela Municipal de Bellas Artes Carlos Morel – Quilmes, Escuela de Arte de Florencio Varela, Galeria Appetite, Centro Cultural de España en Buenos Aires.

Cecilia foi convidada pela artista-curadora Gabriela Alonso. Apresentou nessa edição a performance Enxerto. Já apresentada no Brasil, essa performance compõe a série Bordado, Atos, Situações.

 

A ação se dá pela união, bordado executado com linhas, de um peixe natural (sardinha) e um coração de porco. Esses elementos são utilizados pela sua força simbólica tanto com relação à simbologia profana quanto à sagrada promovendo assim uma dialética entre o profano/sagrado e o feminino/ masculino.

O peixe e o coração unidos resultam em um objeto fálico que em seguida é preso por costura com fios na gola da roupa que a artista veste durante a ação. A vestimenta usada reforça o diálogo entre o feminino e o masculino, pois o que a artista porta é um camisolão original, branco de modelo antigo, usado por homens e datado do inicio do século 20. A idéia/imagem formada conclui-se pela sugestão visual resultante de uma figura feminina que então porta um adorno que é, ao mesmo tempo, um membro masculino, reelaborado como um outro objeto/ser.

 

 

O Festival ZONADEARTENACCION representa um espaço de encontros e descobrimentos destinado para o público em geral. A edição deste ano, realizada ao longo do mês de novembro, contou com a participação de 50 artistas convidados da Argentina e também de outros países como Uruguai, Chile, Venezuela, Equador, Colombia, Canadá, Brasil, Itália, Espanha, México, Alemanha, USA e Cuba. Do Brasil participaram os artistas: José Roberto Sechi; Aslan Cabral; Zmario Peixoto e Cecilia Stelini.

http://www.youtube.com/watch?v=eligb2467r8